Ensino Fundamental

img

ANOS INICIAIS

Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, privilegiamos os experimentos e oferecemos todo o suporte necessário para as crianças entre 6 e 10 anos vivenciarem esses momentos. É nesse período que começamos a expandir o campo de aprendizagem dos alunos, para que eles possam conhecer e aprender com maior intensidade sobre as mais variadas formas de arte, cultura, história e tecnologia. Nessa fase, temos como objetivo descobrir as aptidões de cada criança bem no início de sua formação, para, assim, reconhecer e desenvolver seus talentos.

ANOS FINAIS

É nessa fase que os alunos entre 11 e 15 anos estão moldando as suas personalidades e despertando novos interesses, por isso a metodologia de ensino do Simbios Young trabalha em diferentes estágios desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo. Inspirando a evolução pessoal e o desenvolvimento das responsabilidades e, ao mesmo tempo, instituindo a dedicação e a evolução do aprendizado. É nesta fase também que iniciamos o intercâmbio com a unidade Simbios Médio, tornando o caminhar para a nova fase um momento mais natural e tranquilo do desenvolvimento de cada um.

PROJETOS YOUNG

JICSY (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais) 

As práticas esportivas são trabalhadas ao longo de todo ano letivo nas aulas de Educação física, disciplina que compõe a base nacional comum curricular. Os Jogos Internos vêm, portanto, com a proposta de integrar todas as modalidades trabalhadas (futsal, basquete, handebol, voleibol, queimada, etc.) e convergir em um momento de competição saudável, interação social, trabalho em equipe, cooperação, prática de exercícios físicos e estímulo do sentimento de pertencimento ao grupo. 

 

INGLÊS TODO DIA (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais)

No Simbios Young, os nossos alunos são estimulados a pensar, falar e produzir em Inglês. Com aulas dinâmicas, em que são trabalhadas as quatro esferas do aprendizado da língua (fala, escuta, escrita e leitura) com assuntos que fazem parte do universo dos nossos estudantes, buscamos o desenvolvimento de habilidades cognitivas imprescindíveis (compreensão, análise, síntese e avaliação) com professores altamente qualificados. 

 

SOCIOEMOCIONAL (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais) 

O programa da Educa por Rossandro Klinjey é o material utilizado para o desenvolvimento socioemocional dos nossos alunos e de toda nossa comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis – a partir da Escola de Educação Parental (com encontros mensais e online) e também educadores e líderes escolares (os quais passam por formações contínuas). Todo o conteúdo é baseado nos pilares da felicidade, bem-estar, humanidade, moderação, sabedoria, liderança e cidadania, os quais buscam promover a empatia, a autoconsciência, a autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Assim, a escola se torna responsável por uma educação ampla e integral e se tornando parceira das famílias no reforço de valores ensinados no ambiente familiar. 

 

COOKING CLASS (Educação Infantil e Anos Iniciais) 

Durante as aulas de Cooking Class, os alunos manipulam materiais e ingredientes e desenvolvem habilidades e internalizam conceitos de forma lúdica. Além disso, desenvolvem a memória durante a execução do passo a passo de uma receita, a paciência de ter que desenvolver um processo e ao esperar o tempo necessário para o preparo e finalização de algo, a concentração para manusear e acertar medidas, além da coordenação motora para manusear objetos. Assim, o o aluno desenvolve habilidades e internaliza conceitos de forma lúdica. 

 

MUSICALIZAÇÃO e EDUCAÇÃO MUSICAL (Educação Infantil e Anos Finais) 

Os alunos na Educação Infantil descobrem a música a partir de diversas atividades lúdicas e, assim, compreendem ritmos e melodias, utilizando o próprio corpo e instrumentos simples do dia a dia e outros mais direcionados. Ao se desenvolverem um pouco mais, os alunos passam a estudar de forma mais específica os conceitos musicais, contemplando as notas, seu tempo, dinâmicas e conhecimentos inerentes à compreensão do código musical, inclusive entrando em contato e aprendendo a tocar um instrumento – a flauta doce. Com isso, os alunos compreendem a sensibilidade que a música proporciona e desenvolvem a comunicação, a expressão corporal e a socialização, além de estimular a memória e a concentração.  

 

 SUPERAUTOR (Anos Iniciais) 

Durante os anos em que se concretizam a alfabetização e letramento, os nossos alunos são incentivados a escrever seu próprio livro. Enquanto compõem e desenham uma história criada por eles, são estimuladas a capacidade criativa e o protagonismo dos nossos estudantes. Com a ajuda do professor, em sala de aula, os alunos executam todas as atividades de escrita e ilustração e transformam sua criatividade em um livro físico. Os pais, que não podem ficar de fora dessa experiência, contribuem escrevendo a biografia de seu (a) filho (a) e escolhendo a foto que também fará parte da obra. Ao final do projeto, para prestigiar os nossos leitores-autores, é proporcionado um lindo e importante evento de autógrafos para que toda comunidade escolar (alunos, professores, pais e convidados) prestigiam os nossos alunos autores.

 

ENSINO MAKER E ROBÓTICA (Anos Iniciais e Finais) 

No Colégio Simbios Young, temos um espaço dedicado exclusivamente ao Ensino Maker – o qual é propício ao estímulo do desenvolvimento de ideias e projetos com o ensino e conceituação das bases do processo e modelagem 3D. Outros recursos disponível no espaço são: a mesa topográfica, a qual possui realidade aumentada para explanação dos vários tipos de terrenos do globo terrestre; e a tela interativa, com um atlas completo do corpo humano totalmente sensível ao toque, além de uma infinidade de possibilidades de inserção de aplicativos educacionais interativos. Além disso, esse espaço também é dedicado às aulas de robótica, pensamento computacional e programação, com apresentação e ensino dos princípios teóricos e práticas – a fim de alcançar o aprendizado de uma área em ascensão constante e que desperta o interesse dos nossos estudantes, além da participação em Olimpíadas e competições importantes na área. 

 

XADREZ (Anos Iniciais e Finais) 

O Xadrez é uma atividade que contribui com o raciocínio lógico dos nossos alunos, além de elevar os níveis de concentração e colaborar com a tomada de decisões e o aprendizado em sala de aula. No Colégio Simbios Young, todos os alunos dos Anos Iniciais têm contato com o esporte em horário regular de aula e, nos anos finais, como atividade extracurricular (no contraturno). 

 

APOIO PEDAGÓGICO (Anos Iniciais e Finais) 

Os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental passam por uma avaliação diagnóstica no início de cada ano letivo, a fim de verificar algum déficit de aprendizagem de conteúdos básicos de matemática e língua portuguesa básica, em especial em relação à alfabetização/ letramento e operações básicas nos anos iniciais; e à capacidade de interpretação dos diversos tipos e gêneros textuais e pensamento algébrico-matemático nos anos finais. O grupo de alunos que apresenta defasagens tem aulas exclusivas com os principais conteúdos necessários para o seu desenvolvimento e evolução.

 

CULTURA OLÍMPICA (Anos Iniciais e Finais)

  No Simbios Young, os alunos são incentivados a participarem das Olimpíadas do Conhecimento a fim de sempre receberem estímulos quanto aos seus estudos e buscarem estratégias de aprendizado e dedicação a assuntos que possuem interesse e afinidade. Além disso, cada vez mais universidades têm feito a análise do currículo e vida acadêmica dos candidatos, considerando inclusive a participação nessas competições como um critério positivo.